SKINNER - Condicionamento e Aprendizagem
Nesta aula vimos que Os Behavioristas, na busca por compreender o comportamento e enfocam em seus estudos o papel e a influência dos estímulos ambientais na determinação de nossas ações.
O Behaviorismo constitui um conjunto de teorias , com muitas variantes (comportamentalismo, análise objetiva, análise do comportamento) que focalizam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia e não podem ser estudados empiricamente.
Explicar um fenômeno significa demonstrar sua funcionalidade, ou seja, demonstrar sob que condições ele ocorre e com quais características, que mudanças no ambiente resultam nele, numa busca por compreender por que fazemos o que fazemos, e explicar o comportamento é assumir controle sobre ele.
Edward lee Thorndike (Lei do efeito), a qual preconizava que o indivíduo responde à punição ou à recompensa.
Watson declarava que o grande foco da Psicologia, enquanto ciência objetiva, deveria ser o comportamento concreto do ser humano, visando à sua previsão e controle, assim essa ciência veio a ser chamada de análise comportamental.
A importância do condicionamento clássico para a escola behaviorista foi a de demonstrar que é possível controlar respostas involuntárias-reflexas associando-as a determinados estímulos. O condicionamento operante compreendendo o comportamento dos organismos não influenciado apenas por alterações ambientais antecedentes.
Nesse caso , o indivíduo, ao comportar-se, provoca alterações no ambiente e este, ao mesmo tempo altera o modo como ele se comporta. Skinner foi o propositor do behaviorismo radical, que considerava os estados mentais inacessíveis ao estudo científico, sua teoria resulta na convicção de que os comportamento podem ser governados. e o que ele busca são as leis que permitem tal controle.
No entanto, comportamento não é qualquer ação de indivíduo, mas aquela que afeta o ambiente e é afetada por ele. E são as consequências do comportamento, ou seja, os eventos que se seguem a uma resposta. que interferem na probabilidade de ele ocorrer novamente. Tais consequências são os chamados REFORÇADORES. Uma aprendizagem operante ocorre como consequência de uma relação entre o estímulo e uma atividade. Se uma ação ocorre a fim de evitar uma consequência, estamos diante de uma relação (comportamento e resultado) negativa, diminuindo as chances de uma resposta se repetir. Pelos resultados insatisfatórios, aversivos decorridos, esse processo é definido como reforçamento negativo; se houve uma diminuição da resposta pelo reforçamento negativo, ocorre o que Skinner chama de punição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário