sábado, 12 de maio de 2018

Aula 09/05/2018 - Relações entre Aprendizagem e desenvolvimento Humano

Aula 09/05/2018
Relações entre Aprendizagem e Desenvolvimento Humano

     Vimos que a ZDP (Zona desenvolvimento Proximal)  a medida que a criança se aproxima desse mundo e passa a ter controle sobre esses objetos, utiliza-os como ferramentas, aprende a dominar os recursos como meio de memorização, descobrindo o uso funcional  como forma de ampliar a sua capacidade natural de memorizar com isso vai substituindo este método de memorização por outros mais eficientes, tal como  utilizar-se do sistema numérico para lembrar quantidade.    
       A escola é responsável por criar provisão de experiência, implanta grande número de métodos auxiliares complexos e sofisticados e abre inúmeros novos potenciais para a função humana natural.
      A linguagem é o instrumento mediador fundamental da ação psicológica, ela realiza mediação com o outro e a relação da pessoa com ela mesma.
        Para Vigotski, o desenvolvimento não é um processo previsível, universal ou linear, ao contrário, é construído no contexto, na interação com a aprendizagem desde o nascimento da criança.
      O processo de desenvolvimento é caracterizado por crises e rupturas entre o modo como a criança vive em determinado momento e, ao mesmo tempo, as possibilidades de superação já existentes.
        A criança não é  um ser incapaz e totalmente dependente do adulto para realiza suas atividades, porém necessita da mediação dele, avançando qualitativamente na formação e desenvolvimento de suas  funções psíquicas superiores presente na chamada zona de desenvolvimento proximal. Daí a importância de que o apoio à criança ocorra e se ajuste as suas necessidades, estimulando-a a avançar no seu conhecimento e aprendizagem, processo em que gradativamente o adulto (professor, educador).
     O ensino formal é fundamental para o processo de desenvolvimento intelectual e desenvolvimento da criança, o ensino deve estimular no sentido de se adiantar ao desenvolvimento já alcançado pela criança. O que se espera da escola e dos seus profissionais é que propiciem aprendizagens que sejam fontes de desenvolvimento de conceitos científicos, por ser determinante no desenvolvimento intelectual da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aula 24/05/2018 WALLON - Desenvolvimento integral e Aprendizagem

Aula 24/05/2018 WALLON - Desenvolvimento integral e Aprendizagem      Ao buscar compreender o psiquismo humano, destacou-se  por oferece...