A Educação escolar no processo de humanização do homem
A educação é essencial e se caracteriza por um processo de humanização, que permite aos homens o desenvolvimento de suas aptidões, numa apropriação das obras da cultura historicamente constituídas pela humanidade, através das interações sociais estabelecidas.
Assim ao criar a cultura humana criamos um conjunto das características e das qualidades humanas expressas pelas qualidades, capacidades e aptidões que foram se formando ao longo da história por meio da própria atividade humana. A criança necessita relacionar-se com outros para humanizar-se.
Vigotski compreende que o nosso desenvolvimento esta vinculado à natureza e a qualidade das mediações que realizamos ou das quais participamos, bem como ao quanto aprendemos a fazer uso de instrumentos da cultura, como referência do nível de desenvolvimento da nossa mente.
Segundo ele, o ensino e a educação tem um papel fundamental, por constituírem formas universais de desenvolvimento psíquico do homem que variam de acordo como os determinantes históricos, e exerça influência sobre o desenvolvimento, incluindo a comunicação pessoal na família visando propiciar situações de aprendizagem e de desenvolvimento em que o aluno participe ativamente, daí a importância de que todos tenham acesso a uma escola de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário