O teórico que estudou a relação entre o pensamento e a linguagem, utiliza-se do método materialista histórico e dialético ( desenvolvido por Marx e Engels) , buscou superar a " velha Psicologia as vertentes subjetivistas e objetivistas que desconsideram as relações sociais e a história de transformações socioculturais.
Para Vigotski o corpo e a mente devem se compreendidos em sua totalidade porque o comportamento se dá a partir de processos biológicos e sua influencia com o meio, sendo o homem um ser social e histórico realiza ações sobre a natureza para constituir sua forma de ser e agir e suprir suas necessidades. Ele transformou-se em um cientista revolucionário quando buscou elaborar um saber psicológico em comunhão com as transformações históricas para ir além das explicações reducionistas, das aparências e fazer do homem o sujeito dessas transformações.
A abordagem teórica vigotskiana fundamenta uma educação escolar compromissada com os processos de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo.
Artigo 205 e 206
continua.....
Ótimo, trabalho Cleusa!
ResponderExcluirParabéns! Abraço, R.C