25/04/2018
Documentário: Piaget Desenvolvimento Afetivo e Cognitivo
Segundo Piaget o processo de desenvolvimento afetivo e a inteligência caminham juntas e toda nova capacidade intelectual e afetiva começa por uma Adaptação, assimilação, acomodação e equilíbrio.
Para ele as noções de equilíbrio e desequilíbrio têm um significado essencial no ponto de vista afetivo e cognitivo.
Inteligência + emoção = Afetividade
vida espirito
sentimento - pensamento = conduta = capacidade intelectual
Para o autor a afetividade não se restringe somente as emoções e sentimentos, pois engloba também as tendências e as vontades da criança.
Esta capacidade intelectual é dividida em estágios se preparando para o que está por vir;
Utilizou-se do termo esquemas afetivos para designar as construções equivalentes sobre os sentimentos iniciais da criança, diretamente ligados as satisfações de suas necessidades, são quatro os estágios de desenvolvimento cognitivo. Dentro de cada período, a criança desenvolve determinadas estruturas cognitivas, as quais são incorporadas em seu comportamento; o desenvolvimento avança a partir do que foi construído em estágios anteriores.
Estágio sensório motor: do nascimento aos 2 anos
O recém-nascido apresenta, a princípio, ações reflexas. Com o amadurecimento do sistema nervoso e com a interação da criança com seu meio, essas ações vão sendo modificadas. Instinto de tocar nas coisas, cheirar, por na boca, sentimentos perceptivos ligados a necessidades biológicas de conforto e desconforto. A existência de três etapas organizadas entre o nascimento e o fim deste período: a dos reflexos, a da organização
das percepções e hábitos e a da inteligência sensório-motora.
Estágio pré-operacional: dos 2 aos 7 anos
Ocorre o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização. Começa com monólogos, enquanto brinca, a criança vai falando sozinha. Comportamento egocêntrico, a criança é centrada em sim mesma e não consegue se colocar , abstratamente no lugar do outro.
Estágio das operações concretas: dos 7 aos 12 anos
Momento marcado por grandes aquisições intelectuais, desenvolve a capacidade de concentração, e trabalhos em equipe. Elas consolidam as noções de conservação de número, substância, volume e peso, o mundo de forma lógica ou operatória, a forma de pensar o mundo tende a ser socializada, superando a individualizada. Diminuição do animismo, atribuição de sentimentos humanos a objetos, dando vida a eles. E há uma maior estabilidade no sistema de regulação em razão do equilíbrio entre a assimilação
e a acomodação.
Estágio de operações formais: a partir dos 12 anos
As estruturas cognitivas alcanças seu nível mais elevado de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico matemático, o pensamento do adolescente se liberta do real, permi
tindo criar reflexões e teorias a seu modo. Paixões ideológicas, afeto aos ideais.
CREODOS: Caminho que o organismo segue nas trocas com o meio para que as epa
tas possam vir uma após a outra.
PAISAGEM IPIGENÉTICA: O ser tem algo na bagagem hereditária que ele poderá
usar ou não na troca com o meio, pode desenvolver habilidades ou não.
Referências: PILETTI, N;ROSSATO, S.M - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
E CONDICIONAMENTO DO CONSTRUTIVISMO - 1A.ED. SP: CONTEXTO
ttps://www.youtube.com/watch?v=IUSVeVnmt1U
https://www.youtube.com/watch?v=U1gvFJ99C-A
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