A motivação e os Processos de Ensino e Aprendizagem
O QUE SIGNIFICA MOTIVAÇÃO?
Motivação é o que faz com que os indivíduos
dêem o melhor de si, façam o possível para
conquistar o que almejam.
Aprendemos nesta aula que a motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas. É muito importante ter motivação para estudar, com ela os professores e alunos podem ter estímulos e incentivos considerados favoráveis no processo de ensino e aprendizagem.
Uma série de fatores podem resultar nesta motivação, como uma escola com qualidade em seu ensino.De acordo com Aristóteles todos os homens têm, naturalmente um impulso para adquirir conhecimento.
Uma série de fatores podem resultar nesta motivação, como uma escola com qualidade em seu ensino.De acordo com Aristóteles todos os homens têm, naturalmente um impulso para adquirir conhecimento.
São muitas as discussões e teorizações sobre motivação/desmotivação de alunos para aprender e de professores para ensina, a falta de motivação dos estudantes representa um dos maiores desafios à eficácia do ensino.
De acordo com os behavioristas, como Skinner, a aprendizagem ocorre em dependência de estímulos externos, ou seja, somos motivados a agir por conta dos resultados de nosso comportamento. As recompensas e reforços são considerados essenciais á aprendizagem e os vemos constantemente em sala de aula.
Nela, poderá haver maior motivação para aprender, na medida em que as matérias oferecidas estiverem associadas a reforços que satisfaçam certas necessidades dos alunos. Skinner defende que o homem explora, reage e age sobre o ambiente, ou seja, não responde simplesmente "as cegas".
A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.
Teoria Cognitiva da motivação, defende que as pessoas agem em razão de suas crenças e das informações que possuem. Fazemos as coisas porque estamos interessados nelas, porque gostamos das atividades e temos satisfação pessoal com elas, por nossos motivos intrínsecos. Assim, nossos comportamentos e motivações para aprender são determinados pelo nosso pensamento, e não apenas pelas recompensas que recebemos.
Quanto mais o indivíduo se percebe eficaz, melhores serão sua construções cognitivas de ações efetivas. Lefrançõis (2008) diz que quando vivenciamos contradições somos motivados a reduzi-las. Em suma, as pessoas procuram agir de maneira a criar um clima de consonância ou consistência entre suas convicções e seus atos.
Maslow disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto-realização, auto-estima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas. Para Maslow, as necessidades humanas consideradas básicas variam desde as fisiológias, de segurança, sociais, estima, até a autorrealização, que estaria no topo destas hierarquia. Ele defendeu a ideia de que o comportamento humano pode ser motivado pela satisfação de necessidades biológicas.
Motivação inconsciente
Quando criança, todo indivíduo tem uma série de impulsos e de desejos que procura satisfazer, entretanto, muitos desses impulsos e desejos não podem ser satisfeitos, em virtude das proibições sociais.
O grande desafio da educação é fazer com que o aluno tenha interesse em aprender e não apenas preocupar-se em obter a certificação. Centrar-se na motivação pessoal do aluno ou na capacidade do professor em torná-lo mais interessado, pode negligenciar e ocultar a existência de uma série de interferências, como a questão do sistema e organização escolar, cultural, econômica, política e social, que influem positiva ou negativamente no processo de ensino e aprendizagem e na motivação de todos os envolvidos.
PILETTI, N.; ROSSATO S.M - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: DO CONDICIONAMENTO AO CONSTRUTIVISMO, 1 ED. SP-CONTEXTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário