Como nós futuros pedagogos podemos não lembrar os conceitos sobre o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem que Jean Piaget nos deixou?
A busca do equilíbrio = Equilibração
É o equilíbrio entre assimilação e a acomodação que torna possível a adaptação. O equilíbrio é muito importante, pois se houver uma grande concentração de assimilação, pode não haver uma nova aprendizagem e, por outro lado, se houver muita acomodação, o comportamento pode tornar-se desordenado.
Estágio de desenvolvimento cognitivo:
> Sensório-motor: do nascimento aos 2 anos
> Pré-operacional : dos 2 anos aos 7 anos
> Operações Concretas: dos 7 aos 12 anos
> Operações Formais: a partir dos 12 anos
Dentro de cada período, a criança desenvolve determinadas estruturas cognitivas, as quais são guardadas em sua comportamento e o desenvolvimento avança a partir do que foi construído em estágios anteriores, e o surgimento de determinadas mudanças indica o início de outra fase de desenvolvimento intelectual.
Construtivismo: É a construção do conhecimento em sala de aula e deve ser feito de forma gradativa, a construção do conhecimento , portanto, predispõe a criança á percepção, à observação e à experimentação através da manipulação dos objetos, levando em consideração seu estágio de desenvolvimento.
Ensinar é provocar o desiquilíbrio da mente do estudante para que ela busque o reequilíbrio, numa construção de novos esquemas que ele aprenda.
Piletti, N;Rossato S.M - Psicologia da Aprendizagem: Condicionamento do Construtivismo 1ªed -São Paulo; Contexto
Piletti, N;Rossato S.M - Psicologia da Aprendizagem: Condicionamento do Construtivismo 1ªed -São Paulo; Contexto
Nenhum comentário:
Postar um comentário