sábado, 21 de abril de 2018

21/04/2018 Relembrando Piaget

21/04/2018      RELEMBRANDO PIAGET


Como nós futuros pedagogos podemos não lembrar os conceitos sobre o desenvolvimento cognitivo e aprendizagem que  Jean Piaget nos deixou?
A busca do equilíbrio = Equilibração
É o equilíbrio entre assimilação e a acomodação que torna possível a adaptação. O equilíbrio é muito importante, pois se houver uma grande concentração de assimilação, pode não haver uma nova aprendizagem e, por outro lado, se houver muita acomodação, o comportamento pode tornar-se desordenado.
Estágio de desenvolvimento cognitivo:
 > Sensório-motor: do nascimento aos 2 anos
 > Pré-operacional : dos 2 anos aos 7 anos
 >  Operações Concretas: dos 7 aos 12 anos
 > Operações Formais: a partir dos 12 anos
Dentro de cada período, a criança desenvolve determinadas estruturas cognitivas, as quais são guardadas em sua comportamento e o desenvolvimento avança  a partir do que foi construído em estágios anteriores, e o surgimento de determinadas mudanças indica o início de outra fase de desenvolvimento intelectual.
Construtivismo: É a construção do conhecimento em sala de aula  e deve ser feito de forma gradativa, a construção do conhecimento , portanto, predispõe a criança á percepção, à observação e à experimentação através da manipulação dos objetos, levando em consideração seu estágio de desenvolvimento.
Ensinar é provocar o desiquilíbrio da mente do estudante para que ela busque o reequilíbrio, numa construção de novos esquemas que ele aprenda.


Piletti, N;Rossato S.M - Psicologia da Aprendizagem: Condicionamento do Construtivismo  1ªed -São Paulo; Contexto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aula 24/05/2018 WALLON - Desenvolvimento integral e Aprendizagem

Aula 24/05/2018 WALLON - Desenvolvimento integral e Aprendizagem      Ao buscar compreender o psiquismo humano, destacou-se  por oferece...