Educação: Aquisição de Novos Comportamentos
Vimos que para Skinner a educação é vista como algo importante na vida das pessoas, o estabelecimento do comportamento que serão vantajosos para o indivíduo e para outros, a escola proporciona a aplicação de condicionamentos através de uma gama variada de reforçadores artificiais (elogios, notas, promoções, diplomas etc).
Ele esclarece que a educação trabalha muito mais como a aquisição de novos comportamentos do que com a manutenção e, nessa perspectiva, prepara seus alunos para situações futuras que provavelmente irão ocorrer em determinadas circunstâncias que já não estarão vinculados ao âmbito escolar. Ensinar consiste no arranjo de contingências de reforço sob as quais educandos aprendem, lembrando que a educação está relacionada com a cultura na qual o indivíduo está inserido que se compõe de todas as variáveis que o afetam de algum modo e que são dispostas por outras pessoas.
Deve-se analisar o comportamento do aluno a fim de verificar suas necessidades de aprendizagem, e assim estabelecer quais os estímulos capazes de reforçar o comportamento desejável de seus alunos. O ensino exige que o professor planeje as atividades dos educandos especificando o que eles deverão fazer, e em que circunstâncias, e estabelecer as consequências.
Ensinar= Planejar, especificar, circunstanciar e estabelecer
Para Skinner aprender fazendo não faz com que o aluno aprenda. Apenas praticar, não significa que o aluno tenha aprendido a fazer de modo eficaz e também não vai elevar a probabilidade de ocorrer novamente a resposta emitida.
Numa abordagem comportamental, as contingências de reforço são essenciais para que ocorra a aprendizagem e o esquema em que essas contingências surgem é o que vai indicar a frequência do comportamento aprendido.
Referências Bibliográficas:
PILETTI, N;ROSSATO S.M. - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM DO CONDICIONAMENTO AO CONSTRUTIVISMO - 1.ED - SÃO PAULO - CONTEXTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário